A Imediato Nexway participou do Sest Senat Summit 2024, que reuniu líderes do setor de transportes para discutir o futuro sustentável do setor, nos dias 27 e 28 de agosto de 2024, no Teatro Santander, em São Paulo. Nicole Goulart, diretora-executiva nacional dos serviços social e de aprendizagem do transporte da Confederação Nacional do Transporte (CNT), fez a abertura.
O evento, criado no ano passado, tem curadoria da HSM, que na segunda edição reuniu palestrantes renomados como Pascal Finette, head de empreendedorismo e inovação da Singularity University, e Danilo McQuarrie, especialista em inteligência artificial. Eles abordaram temas relevantes como a previsão de tendências futuras, o impacto da IA no setor, e a necessidade de adaptação das empresas às inovações tecnológicas. Pascal Finette falou sobre o futuro dos negócios. Ele afirmou que prever o futuro não é adivinhar, mas identificar sinais de transformações iminentes. “Daqui a 100 anos as pessoas ainda estarão interessadas em se deslocar de A para B. O que vai mudar é a forma como isso será feito”, explicou.
Danilo McQuarrie alertou que a IA pode superar habilidades humanas, inclusive em atividades criativas. “A IA será um super sistema que poderá fazer qualquer coisa feito pelo ser humano, só que melhor”, disse ele, sugerindo que será necessário repensar o papel do ser humano diante dessas inovações.
Na trilha “Negócios do Futuro”, Carolina Ignarra, CEO e fundadora da Talento Incluir, manteve um diálogo com Viviane Moreira, diretora de Processos e Inovação da 99Jobs. Ambas instigaram o público a pensar sobre o impacto positivo da inclusão, da equidade e da diversidade sobre os negócios. “Não é fácil trazer pessoas diversas. É mais confortável estar perto de alguém parecido. Para mudar isso, temos de ter muita disposição, informação, convivência e atitude”, ressaltou Carolina Ignarra.
Pedro Moreira, presidente da Abralog, acompanhou o Summit e considerou de grande importância a iniciativa da CNT, que foi a primeira sócia-apoiadora da Abralog. As ações da CNT em defesa do transporte, e da formação e qualificação dos seus filiados, são de valor inestimável, segundo Moreira. As empresas de transporte contribuem com a CNT, que além da defesa da categoria, oferece centenas de serviços, como o Summit, pesquisas, estudos, teses e programas de educação continuada.
Oportunidade valiosa
A Imediato Nexway (IN), associada Abralog e operadora logística com faturamento entre as 10 maiores do Brasil, inscreveu dois executivos no evento. Rubens Mugnani, diretor de Novos Negócios da Imediato Nexway, disse que o Summit proporcionou uma visão das tendências que estão moldando o setor. Segundo ele, as discussões sobre sustentabilidade e inovação foram fonte de inspiração. “As abordagens sobre inteligência artificial serviram para despertar atenção em nossas estratégias de implementação tecnológica para os próximos anos”, concluiu.
Para Rubens Mugnani, o Summit é uma oportunidade valiosa de promover a reflexão sobre o papel do transporte no futuro. O evento também destacou a responsabilidade das empresas diante das mudanças climáticas, um tema cada vez mais preocupante. O diretor de Novos Negócios considerou que o encontro está em sintonia com as estratégias da Imediato Nexway em busca de inovação e sustentabilidade no transporte.
Fabiano Pizzi dos Santos, gerente de Operações da IN, que acompanhava Mugnani, destacou que as falas sobre liderança e inclusão foram extremamente úteis e que a troca de experiências e ideias durante o evento abriu novos cenários.
Papel da CNT
A CNT, entidade máxima do transporte brasileiro, é responsável por representar e defender os interesses das empresas de transporte, além de promover a qualificação e o desenvolvimento do setor. Através das contribuições das empresas associadas, a CNT oferece uma ampla gama de serviços, incluindo eventos como o Summit, pesquisas, estudos, programas de educação continuada e apoio técnico às empresas do setor.
O Sest Senat Summit 2024 reuniu centenas de líderes e profissionais do setor de transportes, incluindo empresários, executivos, especialistas em tecnologia e sustentabilidade, além de representantes de entidades do setor. Isso indica o compromisso do setor com a inovação e a sustentabilidade – e prepara o caminho para um futuro mais responsável e eficiente no transporte.