A Imediato Nexway concluiu no mês de maio a primeira turma da Trilha Evoluir, programa de capacitação desenvolvido para equipes de Segurança do Trabalho em suas operações logísticas. O principal resultado da iniciativa foi a redução de 17% no turnover do setor, refletindo maior retenção e valorização dos profissionais envolvidos.
Além disso, todas as movimentações internas na área passam agora a ser realizadas com profissionais do próprio quadro, sem necessidade de recrutamento externo, o que fortalece o pipeline interno e preparando colaboradores para assumir novas funções e responsabilidades.
O programa foi criado para atender demandas identificadas em diagnóstico realizado no fim de 2023, envolvendo profissionais das operações nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Lançada durante o Workshop de Segurança do Trabalho, em maio de 2024, a Trilha Evoluir foi estruturada em seis pilares: Desenvolvimento Pessoal, Gestão, Tecnologia, Segurança, Saúde e Transporte, com 22 cursos e 369 horas de formação, todos oferecidos em formato EAD do SEST SENAT, entidade vinculada à CNT (Confederação Nacional do Transporte).
“O formato digital proporcionado pelo EAD do SEST SENAT permitiu que todos os profissionais tivessem acesso ao mesmo conteúdo, independentemente da localização, promovendo padronização e atualização técnica em toda a companhia”, diz Jacqueline Queiroz, Gerente Corporativa de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
Beto Zampini, CEO da Imediato Nexway, acredita que a Trilha Evoluir representa um movimento de importância na qualificação técnica e comportamental: “Estamos investindo de forma consistente em formação continuada para nossas equipes operacionais, o que é fundamental para manter a excelência em um setor tão dinâmico quanto o logístico.”
Zampini também registra os ganhos operacionais: “A redução de 17% no turnover entre nossos Técnicos de Segurança do Trabalho impacta diretamente a eficiência e estabilidade das operações, reduz custos de contratação e eleva o padrão de segurança.”
Sua opinião sobre a integração de processos: “Superamos o desafio da descentralização ao padronizar treinamentos para equipes distribuídas em diferentes estados, usando plataforma EAD do SEST SENAT. Essa solução garante que todos os profissionais tenham acesso ao mesmo conteúdo, independentemente da localização.”
Confira mais sobre este assunto na revista online da CNT – Confederação Nacional do Transporte, edição de Julho/2025.