PT-BR
PT-BR

Missão à China mostra caminhos e realidades surpreendentes

Humberto Zampini, CFO da Imediato Nexway, participou da 10ª missão internacional da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), neste mês de outubro de 2024, em Xangai, uma das cidades mais competitivas do mundo. Zampini ficou particularmente impressionado com a automação do Porto de Xangai e o uso de drones e veículos autônomos para entregas, mas o que mais o surpreendeu foi o avanço da Inteligência Artificial. “Constatei que o investimento que faremos na Imediato Nexway em Inteligência Artificial será muito maior do que imaginava antes da missão”, afirmou.

O programa incluiu palestras na CEIBS (China Europe International Business School) e visitas técnicas a empresas líderes, como a Shanghai Spacecom Satellite, a Yunda Express, a Higer Bus e o Porto Internacional de Xangai. A delegação foi chefiada pelo presidente da CNT, Vander Costa, na foto, ao lado de Jeongwen Chiangm, professor de Marketing na China Europe International Bssiness School, e Humberto Zampini. Trinta e um executivos C Level fizeram parte da viagem.

A seguir, Zampini relata suas principais observações e aprendizados da viagem, falando de descarbonização, parcerias internacionais, ESG e o futuro do transporte.

 

Experiência na missão

Como foi sua experiência pessoal durante a Missão Internacional na China?

Foi muito positiva. Realmente, a China está muito avançada em relação à inovação e tecnologia embarcada em suas empresas. Isso é evidente desde a fabricação de caminhões e ônibus elétricos até a fabricante de satélites, passando pela empresa de logística que utiliza drones e carros autônomos para entregas e o porto de Xangai totalmente automatizado.

Quais foram os principais aprendizados?

Quando se trabalha com objetivos claros, com comprometimento e com resiliência, tudo é possível!

Quais inovações tecnológicas mais chamaram sua atenção durante as visitas técnicas e palestras em Xangai?

Com certeza, o Porto totalmente automatizado e também ver funcionando a entrega por drone e em veículos autônomos foram o que mais me chamaram a atenção. Quanto às palestras, foi a de Inteligência Artificial.

Parcerias e colaborações

Você identificou oportunidades de parcerias ou colaborações entre empresas brasileiras e chinesas no setor de transporte?

Sim, temos muita oportunidade de parcerias ou colaborações com empresas chinesas no setor de transporte. Isso é especialmente verdade na evolução de caminhões com emissão zero de carbono, como elétricos, híbridos e até movidos a hidrogênio. Também na área de IA, eles estão bem avançados no tema.

Impacto da missão na Imediato Nexway

Como os conhecimentos adquiridos nesta missão podem ser aplicados na Imediato Nexway para melhorar as operações e estratégias? Constatei que o investimento que faremos na Imediato Nexway em Inteligência Artificial será muito maior do que imaginava antes da missão. Essa tendência nos ajudará a solucionar diversos problemas encontrados na logística do Brasil.

Visão sobre o mercado chinês

Qual é a sua percepção sobre o mercado chinês em termos de competição e inovação, especialmente no setor de transporte?

O mercado chinês é altamente competitivo. Acredito que isso seja um dos principais motivos de estarem investindo tanto em inovação e tecnologia, para sempre buscarem uma eficiência na logística, entregando em um menor prazo e com menor custo possível.

 

ESG e veículos com emissão zero

A agenda ESG foi um tema importante durante a missão. Como você vê a integração dessas práticas na estratégia da Imediato Nexway?

A agenda ESG foi, de fato, um tema importante durante a missão. Esta experiência nos mostrou que cada vez mais os veículos a combustão serão substituídos por veículos que tenham emissão zero de carbono. Na China, já possuem 30% da frota com emissão zero de carbono, percentual que aumenta a cada ano, devendo chegar em breve espaço de tempo a 100% da frota com emissão zero, ou praticamente zero. Vejo que este é um dos pilares em que a IN vem investindo, tanto em veículos eletrificados, como também em busca de alternativas para emissão zero de carbono nos veículos.

Desafios e Oportunidades

Quais desafios você enxerga para as empresas brasileiras ao tentar implementar as inovações vistas na China?

São vários os desafios. O principal deles é o quanto o governo chinês subsidia os veículos com emissão zero de carbono, diferente do Brasil, onde atualmente o valor do caminhão elétrico é três vezes o valor do caminhão a combustão. Além disso, para implantar a infraestrutura da rede de abastecimento destes caminhões elétricos, a empresa ainda tem que pagar um investimento muito alto de infraestrutura interna e externa da empresa, como transformadores, quadro de energia etc.

Futuro do Transporte

Com base nas discussões durante a missão, como você imagina o futuro do transporte nos próximos anos?

Acredito que o setor de transporte está sempre em transformação. É inevitável que chegaremos a ver em breve veículos totalmente autônomos e com energia 100% limpa. Porém, dependerá também do governo para investir na infraestrutura das rodovias, hidrovias e ferrovias, para receber estes veículos, embarcações e trens.

AS MISSÕES DA CNT

As Missões Internacionais da CNT (Confederação Nacional do Transporte) são iniciativas estratégicas realizadas em parceria com o SEST SENAT e o ITL (Instituto de Transporte e Logística), que visam proporcionar aos empresários e executivos do setor de transporte brasileiro experiências de imersão em países de referência em inovação, tecnologia e práticas avançadas de mobilidade. O objetivo principal dessas missões é conectar lideranças do setor às melhores práticas globais, promovendo conhecimento, networking e insights sobre tendências futuras que possam ser aplicadas para aumentar a competitividade do transporte no Brasil. Desde 2018, já foram realizadas 10 jornadas de inovação, incluindo destinos como Estados Unidos, Israel, Dubai, Alemanha, Suíça, Singapura, Suécia e China, beneficiando cerca de 400 empresários e executivos. Como resultado, essas missões têm proporcionado aos participantes uma visão ampliada sobre temas como inteligência artificial, mobilidade sustentável, ESG e novas tecnologias aplicadas ao transporte, contribuindo para a modernização e o desenvolvimento estratégico do setor no Brasil.

Gostou da matéria? compartilhe nas suas redes sociais
Entre em contato conosco e solicite o orçamento